Só sei que nada sei, mas ainda insisto em digitar...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Só sei que ando estóico. - "Projeto: Ordem".

"Você é toda merda ambulante do mundo SIM. Mas não está condenado a isso, nem de longe."

O senhor ou a senhora sabe o que quer dizer a palavra "estóico"?

"Estóico" decorre de "Estoicismo", uma das doutrinas e vertentes filosóficas, escola essa fundada por um sujeito que se chamava Zenon, no século III a.C. Ou seja, não foi o Zenon que jogou na Seleção, foi esse Zenon "Old School" da foto abaixo, que está com uma cara meio tristinha.


O Estoicismo, em linhas gerais, nos ensina a sermos IMPASSÍVEIS e INDIFERENTES em relação à TUDO o que acontece externamente ao ser, sejam esses acontecimentos bons ou ruins. Em outras palavras: não devemos nos abalar muito e nem nos excitar muito com fatores externos à nós mesmos. Fazemos parte sim de um mundo, um "Kosmos" (harmonia) governado pelo "Logos" (razão universal) divino e perfeito.

Logo, como parte do Kosmos, devemos nos preocupar com nossos próprios atos apenas, e não nos preocupar  com os atos provocados pelo livre arbítrio alheio.

Agora vamos à razão pela qual estou falando do tal Estoicismo, que aliás me lembra demais o próprio Espiritismo.

Falo disso, pois esses dias escutei de uma pessoa, assim como já escutei de várias outras pessoas, que "o mundo é uma merda." Ouvir uma bosta assim sem tamanho irrita qualquer filósofo ou pessoa com o mínimo de bom-senso. Pois os filósofos e as pessoas de bom-senso sabem que o mundo, vulgo "Planeta Terra" é perfeito por si só. É uma perfeição aos olhos da Geologia, Física, Química, Religião.


Mas meia-dúzia de chapados insistem em ver o mundo com olhos maus, e ficar falando groselha por aí em mesa de bar.

O Planeta Terra, segundo estudos tem aproxidamente quase 5 bilhões de anos, tendo passado por "N" transformações desde o seu "nascimento". Adaptou-se, adaptou-se. O primeiro esboço mesmo do homem só foi surgir há mais ou menos 40.000,00 anos atrás. Quando a Terra já era muito mais velha que a gente.

Eu acho assim: Que moral o ser humano tem para criticar o planeta?

Mais ridículo ainda: O que leva qualquer pessoa a descontar suas frustrações pessoais no Planeta?

O mundo ia muito bem, seguia sem reclamações, até surgir o primeiro homem. E o mundo nos recebeu muito bem. Nos proveu abrigo, comida, água. Todos os recursos necessários à nossa jornada evolucionária.


Se o ser humano é tão racional como ele gosta de dizer que é, que comece a aprender a contemplar o belo. O mundo em si é perfeito, assim como as Leis que o regem. A Natureza é perfeita. Os invasores somos nós. Tenhamos o mínimo de respeito pelo planeta. Pelo menos não os culpemos mais pela violência, pelas frustrações, pelas tristezas e todo o mais.

Aí muitos dizem: "a culpas é das pessoas." E de fato isso é verdade. Mas é aquele tal negócio: O quê eu ganho dizendo ou pensando que a culpa é das pessoas? A maioria das pessoas, em sua essência, são uma merda mesmo. Inclua você próprio e eu nisso aí. Mas que tal irmos um pouco além disso?


Que tal PARARMOS de pensar que a tendência do ser-humano é ser egoísta e orgulhoso, um escravo de suas paixões? Afinal, isso já está gravado nas nossas mentes, não precisa mais ser discutido ou lembrado para nós mesmos ou para os outros.

Todos têm seu livre-arbítrio, cada um faz o que quer nesse mundo, e nos outros mundos. Logo, qual o sentido em perder o meu precioso tempo sequer pensando no mal que os outros fazem, ou possam fazer?

Que tal COMEÇARMOS a pensar que NÓS MESMOS também temos tendências ruins (para não dizer horríveis). Que NÓS MESMOS ainda somos egoístas e orgulhosos e escravos de nossas paixões. Que tal começarmos a combater, de vez, nosso lado mais sombrio?

Pois podem ter certeza, meus amigos, que caso esse combate seja levado à sério por vocês, vocês não terão mais muito tempo para pensar no lado ruim dos outros, mas apenas nos seus próprios lados ruins.

Trave seu combate contra si mesmo. A partir de agora. Soem os clarins da guerra interna.

E repita comigo que o mundo não é uma merda. A merda somos nós. Como Tyler Durden dizia à todos os membros do "Projeto: Caos" no magnífico "O Clube da Luta": "Você é toda a merda ambulante do mundo."


De fato, nós somos. Mas Tyler era um agente do Caos, assim como o próprio Coringa. Um escravo do conformismo intelectual. Pseudo-Revolucionário. Pseudo-Idealista. Agitador. Algo do tipo: "Somos uma merda, e foda-se. Vamos agir como merdas MESMO."

Mas para mim, escravo do inconformismo intelectual, o Universo não é Caos. O Universo é Ordem. Logo, toda a merda caótica, toda essa merda perdida no Caos da transição, deve ter seu objetivo como Ordem. E essa Ordem só pode emanar de nós mesmos, conscientemente, racionalmente e espiritualmente.

Por isso, em verdade vos digo: "Você é toda merda ambulante do mundo SIM. Mas não está condenado a isso, nem de longe. Só é merda, e consequentemente age como merda quem quer. O primeiro passo é reconhecer que você é uma merda ambulante. O segundo passo é reconhecer que você não quer mais ser uma merda ambulante. O terceiro passo é parar de agir como uma merda ambulante."

Chegou a hora de parar de culpar o mundo de vez. De parar de culpar os outros de vez. De se preocupar apenas com os vossos próprios erros, em vez de se preocupar, criticar e julgar os erros alheios. De se preocupar e culpar apenas VOCÊ, em vez de se preocupar e culpar os OUTROS.

Honre seu livre-arbítrio. Você quer ser merda a vida toda? Ou algo mais? Depende só de você. Cada um faz da vida a Ordem ou o Caos que quiser.

E não foi o Tyler Durden, porta-voz do "Projeto: Caos" quem falou. Fui eu quem falei, Tayan Durden, porta-voz do "Projeto: Ordem".

Afinal, eu já cansei desse Caos faz tempo...

Você não?

2 comentários:

  1. "Sonhávamos mudar o mundo, mas foi ele quem acabou nos mudando."

    ResponderExcluir
  2. "Na Seleção Natural sobrevive a Especie quem Se Adapta mais ao Ambiente" otimo texto

    ResponderExcluir