Só sei que nada sei, mas ainda insisto em digitar...

terça-feira, 14 de junho de 2011

Só sei que casarei.

"Eu não duvido nada, que se o Santo Antônio se apresentasse em carne e osso no Brasil uma vez por ano, ia ter uma fila de ditos "fiéis" para poder pessoalmente dependurá-lo em praça pública, ou esconder o bebezinho que ele traz nos seus braços."

Antônio e o menino Jesus.


Ontem, dia de 13 de junho, comemoramos no Brasil o Dia de Santo Antônio. 

Para quem não sabe, Santo Antônio nasceu em Lisboa, tendo como seu nome de batismo Fernando. Viveu na Idade Média, pelos idos de 1.200, e foi um Doutor da Igreja, tendo estudado Direito e tendo sido professor de Teologia. Tornou-se "franciscano" em 1.220, e foi convidado à pregar pela Europa, à convite do próprio São Francisco de Assis em pessoa!

Que honra, não?

Ele é considerado aqui no Brasil protetor dos pobres, e também dos noivos, tendo alcançado o status popular de "santo casamenteiro".

Aí começa a palhaçada, e eis o estopim dessa minha postagem. As pessoas que querem casar (especialmente as mulheres) começam a aprontar mil e uma baixarias com a imagem do pobre Santo.

Como é sabido, a imagem de Santo Antônio é representada pelo mesmo, com o menino Jesus no colo. Então  algumas pessoas costumam esconder o menino Jesus do Santo, no intuito de apenas devolvê-lo caso o Santo devolva, ou apresente um amor à pessoa que faz a chantagem (promessa). Outros, não contentes, viram o Santo de cabeça para baixo.

Sei que muitos vão achar até engraçado, crendice popular, folclore religioso, etc. Eu mesmo, particularmente, também acho engraçado. O que não é engraçado é que as pessoas que fazem isso de fato levam isso à sério.

É tanta falta de noção religiosa, é tanto o desequilíbrio e desespero emocional, que a pessoa se coloca numa posição onde ela julga ter direito à um amor, e com isso, adquire direito de torturar o Santo Antônio, seja virando ele de cabeça pra baixo, seja escondendo dele o coitado do menino Jesus.

Eu não duvido nada, que se o Santo Antônio se apresentasse em carne e osso no Brasil uma vez por ano, ia ter uma fila de ditos "fiéis" para poder pessoalmente dependurá-lo em praça pública, ou esconder o bebezinho que ele traz nos seus braços. O mesmo se aplicaria na malhação do Judas. Se Judas se apresentasse no mundo em carne e osso, uma vez por ano, seria espancado até a morte pelo populacho.

Sinceramente não gosto da denominação "santo". Acho que os próprios santos não devem gostar, pois são humildes. Os santos são apenas espíritos como nós, iguais a eu e você. A questão é que são espíritos mais antigos em vivência e experiência ao longo das encarnações, por isso são melhores que eu e você. Eles apenas se esforçaram em vida, sendo reconhecidos agora na morte. Mas pode ter certeza que os santos continuam trabalhando no mundo espiritual, com a mesma ou até maior dedicação do que na sua última encarnação.

Sabendo disso, as pessoas costumam então fazer promessas aos Santos, que são uma espécie de mensageiros do Altíssimo. Sim, é válido recorrermos à nossa fé, aos Santos, à Jesus ou aos Deuses.

A promessa funciona como os antigos sacrifícios do Paganismo. Sacrificava-se um animal como um presente aos Deuses, visando receber, em troca, alguma gratificação dos Deuses. O mesmo ocorre hoje em dia, com promessas, ou com as chamadas "macumbas".

É uma espécie de relação de troca. Eu faço daqui, e você faz daí. Mas o que a grande maioria não entende, é que essas entidades mais elevadas que zelam por nós na Terra, não querem absolutamente nada de nós. Eles querem apenas, que sigamos seus bons exemplos de vida na Terra. Assim querem os Santos, assim quer Jesus.

Do que adianta você fazer uma promessa, receber a graça alcançada, cumprí-la, e seguir sendo a mesma pessoa orgulhosa e egoísta que você é?

Afinal, você, mulher, me diz que quer casar. Mas eu não te vejo agir como uma vagabunda nos finais-de-semana, quando dança alcoolizada lascivamente em meio aos homens, tal qual uma Maria Madalena antes do apedrejamento?

Você homem, diz que quer ser feliz ao lado de uma mulher. Mas eu não te vejo agir como o mais irracional e nojento dos animais nos prostíbulos da vida, já planejando o seu número de amantes, enquanto urra, trepa e bebe?

Lembro à todos que Deus, assim como o Santo que for, nos observa 24 horas por dia nesse Planeta, principalmente naquelas horas onde achamos não ser observados por ninguém, nem mesmo pela nossa consciência entorpecida. Nossa consciência, que nós mesmos optamos por entorpecer, nem que por algumas horas.

Abençoe a vida, e a vida te abençoará, independente de promessas. Se você quer tanto assim uma alma companheira, que te faça querer casar com ela, amar e respeitar, preocupe-se com seu auto-aperfeiçoamento. Eduque-se. Forje-se. Melhore-se.

Não é prometendo antes que você receberá algo do Universo. Mas sim, FAZENDO antes. Pois o Universo precisa de uma garantia sua. Ele precisa que você esteja numa frequência "X" antes de te enviar algo na mesma frequência. Não é entrar na frequência depois que receber, mas sim já estar nela antes. E simplesmente confiar em Deus, e aguardar. É preciso ser decente ANTES, DURANTE e DEPOIS. Do contrário, esqueça. Não vai ter promessa, sacrifício ou oferenda no mundo que mude isso.

Não sou muito fã das obras de Nietzsche, mas me recordo de uma passagem sua que muito me agrada: "Torna-te logo aquilo que tu és."

Nietzsche, quando ainda militar.


Essa frase diz tudo. Seja aquilo tudo que você pode ser. Aquilo que você sabe que você, em essência, é. Pois, como diz-se metaforicamente, somos criados "à imagem e semelhança Daquele".

Vamos supor que você tenha feito uma promessa ao Santo Antônio. E o Santo Antônio, te atendendo, vem à Terra e começa a te observar, afinal, ele irá querer saber quem é você. E começa a observar-te: todas as tuas atitudes, da hora que tu acorda, até a hora que tu vai dormir. 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não contente, Santo Antônio observará também os teus mais recônditos pensamentos.

Como exigir do Santo que confie à uma pessoa ainda tão imperfeita moralmente, alguma pessoa do jeito que essa mesma pessoa imperfeita exige? Sim, pois o imperfeito tem mania de achar que é perfeito, exigindo assim, a perfeição ao lado dele também.

Ora, como o Santo, através da Lei da Atração, irá atrair para pertinho daquele que exige alguém tão bom, se aquele que exige ainda é tão mau?

Preocupem-se mais em pedir perdão, e melhorarem-se enquanto é tempo, do que se preocuparem em virar os Santos alheios de cabeça para baixo. 

Afinal, desde muitos anos, você próprio vem virando sua vida de cabeça para baixo. Você vive tão mal, adquiriu vícios, manias deploráveis, virou sua vida de ponta-cabeça por simplesmente querer virá-la. Que tal desvirar a sua vida para o lado certo, ao invés de querer virar o Santo de ponta-cabeça? 

Pois é assim que você se encontra, de ponta-cabeça. E não é virando o Santo que ela vai desvirar. Você já viu alguém casar com alguém de ponta-cabeça num altar? Ou numa igreja de ponta-cabeça?  Pois é, eu também não.

Por isso, se quer ter a benção de casar um dia, com alguém que te ame e respeite, pode tratar de ir colocando os pés no chão. Lugar de pé é no chão, e não apontando pra cima. Nem o seu, e muito menos o do Santo. 

Tenha a "Santa" Paciência!

Um comentário:

  1. Gostei do final do seu texto...Huahaahaah... Eu não acredito em Santos, vc sabe, né? E muito menos em mandingas para o amor...Tudo seria mais fácil se resolvessemos os problemas de relacionamento assim... Mas... Casamento é coisa séria, tem que estar preparado!!!

    Um bjão! =]

    ResponderExcluir