Só sei que nada sei, mas ainda insisto em digitar...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Só sei que votarei (ou não).

"Termino esse post parafraseando o ex-promotor de Justiça da cidade Gotham City, Harvey Dent (antes de se tornar o Duas-Caras, lógico): "Vale a pena ser decente em um mundo indecente"."

Hoje vou falar sobre Eleições e Política. Mas para falar sobre Política, há de se conhecer o mínimo de uma estrutura política para se ter uma opinião, e não vou fazer como a maioria, e criticar sem saber nem o quê fala e por que fala. Por isso, se você não se interessa por História da Política, vai tomar no meio do seu cu, pois este blog não é para você.

Olha, sinceramente, minha opinião sobre as eleições e a pseudo-democracia no Brasil  é uma só: é tudo uma putaria, já dizia o saudoso Alborghetti. Vamos eleger um presidente, dois senadores, um governador, deputados federais e estaduais.


Pra começo de conversa, você sabe o quê é um político? Não, não é um punheteiro burro e engravatado, como a maioria dos nossos ditos "políticos". Esse termo surge com meu mestre Aristóteles, dizendo que o homem é um animal político (pois tem a necessidade de se relacionar com seus pares) e é um cidadão (e antes de tudo, um cidadão é um homem ÉTICO por si só. "Cidadania" nada mais é que a ética pessoal sendo ampliada também para um plano de "ética coletiva") da pólis (cidade) que opina e reúne-se com seus pares, discutindo acerca das leis e das estruturas da sociedade. Não por ganância, mas por vocação, amor e dedicação ao ideal de Estado e de Sociedade. Ou seja, da próxima vez que você ouvir "cidadãos brasileiros", pode sim vomitar ou simplesmente se mijar de rir, ou fazer cara de nojo ou indignação. Já dizia o Cristo, "perdoe-os Pai, pois não sabem o que fazem." Ninguém sabe, mas nesta hora Deus disse à Jesus: "Puta que o pariu filho, e como fazem merda, hein!".

O meu grande mestre Platão, na sua belíssima obra "A República", já criticava esse sistema de governo chamado "democracia", onde todos do povo, bons ou maus, ignorantes ou inteligentes, dão um pitaco e podem opinar e votar, mesmo que esse voto ou opinião seja uma merda, e detalhe: esse pitaco do ignorante é igual à opinião do sábio. Interessante frisar que Platão sentiu na pele a baixeza dessa dita classe "democrata". Viu seu Mestre Sócrates ser acusado de não reconhecer os Deuses da época, além de corromper a juventude com seus ensinamentos filosóficos. Como todos sabemos (ou não, caso você seja um ignorante) Sócrates foi julgado e condenado à morte, bebendo cicuta (veneno). Uma das maiores baixarias da História, para mim equiparada com a baixaria-mor da nossa História, o julgamento de Jesus Cristo. Bom, Platão classificava as formas de Governo, em grau degenerativo: Temos a ARISTOCRACIA no topo. Não a Pseudo-Aristocracia, ou Aristocracia deturpada, mas sim aquela Aristocracia onde os "aristos" (em grego = melhores) detinham o poder e governavam o povo. A cidade-estado de Esparta, por exemplo, prosperou por muito tempo tendo a aristocracia como sua forma de governo dominante. Os "melhores" (mais sábios) lideram os piores (ignorantes), e não movidos por ganância ou senso de superioridade doentio, mas por amor ao verdadeiro ideal de Estado.


Platão cogitava, se caso a Aristocracia não triunfasse, a próxima forma de Governo, não tão boa quanto a Aristocracia, seria a chamada TIMOCRACIA ("timo", em grego = honra). Nessa forma de governo, perde-se a sabedoria dos "aristos", e temos um governo que busca vitórias e honras. Um governo menos sábio, mas tão honrado quanto. Tem como seus pilares a hierarquia e disciplina. Os mesmos dos militares. Durante o governo de Sólon, na antiga Atenas, vigorava esse sistema de governo.

Caso não vingasse o governo timocrata, Platão dizia que surgia uma forma de governo ainda um pouco pior, que chamava de OLIGARQUIA. Os "oligoi" (do grego = poucos) governavam todo o resto. Aí que a figura começa a mudar, rapazeada, pelo seguinte: Os "oligoi" da OLIGARQUIA não se comparam em nada aos "aristos" da já mencionada ARISTOCRACIA. O arquétipo do "aristo" é de um verdadeiro sábio, um filósofo antes de tudo. Governa e lidera por um sentido altruísta, sem interesse pessoal algum. Já os "oligoi", os "poucos", são os membros das chamadas "oligarquias", que são aqueles grupos sociais formados por aqueles que detém o domínio da cultura, da política, e da economia de um país, e que dominam em interesse próprio, em detrimento das massas populares mais necessitadas. Sendo as oligarquias grupos fechados, vemos aí que surge historicamente uma figura muito conhecida: a figura do político filho da puta.

Mas, caso esse regime filho da puta não vingasse, Platão dizia que poderia surgir um ainda pior: a DEMOCRACIA. "Demo" significa em grego "Capeta"? Não, não é o governo do Satanás. Muito embora tenhamos no Brasil a impressão de sermos governados pelo Cramulhão, Tinhoso ou Coisa Ruim, na verdade,   "Democracia" (do grego demo+kratos = poder do povo) é a forma de governo na qual os cidadãos (sejam eles ignorantes ou não), direta ou indiretamente, tomam importantes decisões políticas através de representantes eleitos. No nosso caso, vigora o "sistema presidencialista" dentro da Democracia, mas podem existir também, dentro da mesma, o sistema parlamentarista, republicano ou monárquico. Ou seja, vigora, no Brasil, uma das piores formas de governo já existentes. E o pior de tudo: com os piores candidatos, e com um dos piores povos. E é engraçado como que, numa dita democracia, no próprio horário eleitoral, certos candidatos têm mais direito à tempo de exposição do que outros. De que certos candidatos, nem sejam convidados à debates propostos pelas grandes emissoras de televisão. Que porra é essa? Democracia lá na puta que te pariu!

Caso a merda da democracia não funcionasse, Platão ainda ditava um último sistema, considerado por ele o pior de todos: a TIRANIA. "Tirania", em grego, quer dizer mais ou menos "líder ilegítimo". Platão e Aristóteles diziam que "a marca da tirania é a ilegalidade". É um déspota que toma o poder através da força, da fraude. Ou dos dois. Aterroriza-se, intimida-se, desrespeita-se o direito civil de cada um para a tomada e manutenção no poder. Maquiavel citava também as tiranias, ou autocracias, como "aquelas que têm o pior final." Pois é, lembremos do tal de Adolf...pau no cu dele também. E sinceramente, qualquer palavra que inconscientemente me remeta ao Tiranossauro-Rex, não me agrada em porra nenhuma.

Agora que você já pode concluir logicamente e racionalmente que a democracia é uma merda, vamos aos fatos. O quê ocorre no nosso país,  há tempos, é uma putaria deslavada, uma punheta gozando na cara da sociedade. O horário eleitoral, por si só, é o maior programa humorístico que existe. É o famoso "rir para não chorar". Me lembra inclusive a figura do anti-héroi criada por Edward Blake, o Comediante de "Watchmen", HQ genial escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons na década de 80. A crítica dele era fazer uma piada de mau-gosto em crítica à sociedade em si.


Em meio à tantos candidatos ridículos, tente estudar em quem você vai votar e vote consciente. Muito embora não faltem palhaços como opção de voto, não seja mais palhaço ainda que eles votando neles. Política não é palhaçada não, nunca foi e nunca vai ser. É a própria consciência de cada que faz ser ou não palhaçada, e isso reflete no seu coletivo. Tudo bem, se o coletivo é acéfalo e faz ser uma palhaçada, foda-se. Pelo menos não faça VOCÊ parte disso sendo mais um filho da puta que vota por votar. O quê vale no fundo é sua ética como cidadão consciente na hora de votar, e sua consciência tranquila.

Termino esse post parafraseando o ex-promotor de Justiça da cidade Gotham City, Harvey Dent (antes de se tornar o Duas-Caras, lógico): "Vale a pena ser decente em um mundo indecente".

Até mais amigos, vida longa e próspera! Que a Força esteja com todos vocês.

PS. Porque todo comunista usa barba, e é meio sujo e desalinhado, até na televisão? O Comunismo já acabou, bando de filho da puta!

PS2. Não é Playstation 2. Assistam esse vídeo de 1min14segs em que o nosso Presidente Lula, junto com o Sérgio Cabral, xingam um moleque de 17 anos. http://www.youtube.com/watch?v=KOKS_apCwzA

PS3. Também não é Playstation 3. NUNCA se deixem levar pelas pesquisas "feitas" pelo Instituto Datafolha. Afinal, alguma vez você já foi entrevistado pelo Datafolha? Ou conhece alguém que tenha sido entrevistado pelo Datafolha? Minha opinião é que o Instituto Datafolha é uma ficção, criada para manipular resultados. Desconsiderem SEMPRE as pesquisas, votem independente delas. DataFODA-SE!

7 comentários:

  1. Muito bom Tayan...humor + inteligencia é uma otima combinação!!:* Isa Mühlig

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto Tayan, precisamos de mais pessoas que se manifestem a favor da cefaização da sociedade brasileira :D
    Lary

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! Eu já tinha mudado a minha opinião de anular meu voto, seu texto reforçou que não devo fazer isso! adorei o senso de humor! ;)

    ResponderExcluir
  4. Apesar de meu voto ser(quase sempre) nulo, gostei muito da aula de política e cidadania. Falta educação pro nosso povo, consciência e bom senso. Nessas horas, Aristóteles, Platão e todos os nossos mestres e queridos devem se revirar em seus túmulos gregos.

    Que a força esteja conosco, seja ela branca, vermelha, barbada ou tucana.

    Nas eleições, como em toda nossa vida, Alea jacta est!

    ResponderExcluir
  5. Tu é mesmo advogado MESMO e num nega, olha a quantidade de VÍRGULA que tem nesse texto! HUAHAUHAUHAHAA...
    Não tô afim de discutir política, mas concordo com grande parte das coisas que vc falou. E por favor, brasileiros, NÃO ANULEM SEUS VOTOS.

    Bjãããoooo, xuxu!

    ResponderExcluir
  6. brilhante, a despeito dos palavrões alborghetianos...rs

    Bravo, bravíssimo!


    Alexandre Gossn

    ResponderExcluir