Só sei que nada sei, mas ainda insisto em digitar...

sábado, 15 de setembro de 2012

Só sei que assombrarei.

"Os reflexos precisam ser embelezados. As sombras precisam ser educadas."



Vamos ao banheiro diariamente. Fazemos tudo aquilo que os seres humanos ainda insistem em fazer - urinar, defecar - e após lavarmos as mãos (pois nosso senso de higiene pessoal é impecável) nos assustamos com algo. Com um vulto. O coração disparado, os pêlos do corpo agora congelado arrepiam-se todos. As pernas parecem dobrar, mas nesse exato momento você já está se dando conta que o que te assustou foi um vulto que seu próprio reflexo no espelho ocasionou. Você sorri um tanto envergonhado, ainda com o coração apertado, e seu dia segue normal.

Situações assim também ocorrem com nosso reflexo em janelas, com nossas próprias sombras projetadas à meia-luz nos corredores, normalmente da nossa própria casa. Todos já passaram por momentos assim, creio eu. 

Mas momentos vão e vêm. Reflexões vão e vêm também, mas quando contundentes, reflexões vêm e ficam. Vamos refletir sobre isso. Vamos refletir da mesma maneira que os espelhos dos banheiros da vida, ou dos corredores, refletem nosso vulto imprevidente.

Parece ridículo que as pessoas se assustem com elas mesmas. Parece, mas não é. Quantas vezes nos arrependemos de coisas que dissemos, que fizemos? Nos arrependemos amargamente de tanta coisa! 

Talvez se houvesse um espelho refletindo nossos piores momentos, e nos assistíssemos "durante o durante" de tais piores momentos, tenho quase certeza que pararíamos de sopetão, e não levaríamos a cabo os tais momentos. Salvos pelo espelho. 

Talvez se houvesse uma luz amiga projetando contra uma parede as sombras demoníacas, sombras essas que emanam dos demônios que nós próprios ainda insistimos em nos tornar por tantas vezes, tenho certeza que esse show de sombras macabro seria encerrado no ato pelo infeliz ator que o protagonizava. Salvos pela luz. 

As sombras que projetamos e os reflexos que enxergamos mais parecem E PODEM, E DEVEM ser interpretados como um sinal do próprio Universo. Do tipo, "estou de olho em você!", as próprias leis da Física refletindo como um filme nossos melhores e piores momentos.

Os reflexos precisam ser embelezados. As sombras precisam ser educadas. E isso depende de apenas uma pessoa. O refletido. O iluminado. Pois sim, sombras apenas existem pois alguém insiste em iluminá-las incessantemente. Sem medo delas. Luz essa que é infinita, cujo raio tem precisão matemática e metafísica. E se a luz não teme as sombras ou reflexos assustadores no espalho, é pois talvez enxergue além das sombras. "Além do espelho", como já dizia o poeta que não faz samba só porque prefere. 

Pena que o espelho da consciência de cada um encontre-se quase sempre tão sujo e embaçado, e que a luz presente nas almas imortais dos homens estejam quase sempre ofuscadas ou momentaneamente apagadas pelos infernos artificiais e transitórios do planeta Terra. Infernos esses que são seu próprio país, cidade. Às vezes são até a sua própria casa. A casa, ou as pessoas. Vai saber. Não sei do inferno de vocês, sei apenas do meu próprio.

Assim como também sei do meu próprio paraíso artificial. Somos o Deus do nosso mundo. Dos NOSSOS mundos. E das pessoas que vivem nele (neles) junto conosco.

Por isso, perante os espelhos da vida, muita atenção com o seu próprio reflexo. Muito cuidado com as sombras que você mesmo projeta nos corredores à meia-luz de sua existência

Assustar-se consigo mesmo é um dos primeiros passos para atitudes mais prudentes, elegantes e responsáveis perante os corredores, espelhos e janelas da vida. Agora, chorar perante as próprias obras é simplesmente opcional.

Reflexo de monstro é monstruosidade. A Medusa que o diga.

Até o próximo susto!

Texto escrito em Nova Iorque em 15 de setembro de 2012.

2 comentários:

  1. Amei o texto, querido. Adorei a contextualização e a feliz comparação. Procuro deixar meu reflexo cada dia melhor, mas nem sempre é fácil ver o que estamos refletindo. Importante é sempre ao final do dia, ao encostar a cabeça no travesseiro, passar um pequeno vídeo com todas as imagens do dia, de todos aqueles que passaram por ele, todas as nossas atitudes e reações para enxergar claramente o que poderíamos ter melhorado. É o que faço diariamente e percebo o quão árdua é essa tarefa de querer projetar uma sombra que não nos assuste. Creio que ainda que tudo fizéssemos para prevenir o susto, esse susto será ainda inevitável. Por isso, acho que além de trabalhar para não ter um susto maior, é preciso se preparar para um dia encarar de frente nosso desenho deformado sem nos culparmos, entendendo nossa pequeneza, mas a grandiosidade do Criador, que nos dá o tempo que nos for necessário para que um dia, ao procurar nosso reflexo, possamos enxergar com confiança e gratidão, uma luz branca que será capaz de dissipar muitas sombras por aí. Amo você.

    ResponderExcluir