Só sei que nada sei, mas ainda insisto em digitar...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Só sei que intuí.

"Não deixe o seu infeliz orgulho ou seu excesso de raciocínio lógico ser um lamentável obstáculo na estrada existente entre seu cérebro e seu coração, destruindo em você a tão preciosa rodovia da sensibilidade."



"São é aquele que ouve a voz do seu coração.", disse eu ontem, enquanto conversava com um grande amor na minha vida. Aí resolvi divagar sobre o tema.

Muitos ousam falar sobre a palavra "intuição", mas ninguém sabe exatamente definir o que é intuição. Não há uma explicação lógica, racional e científica que nos dá a exata definição. E meu raciocínio parte exatamente deste pressuposto: de fato, a intuição não pode, pelo menos AINDA não pode ser explicada por ciência alguma, ou pelo ser humano mais dotado de raciocínio lógico.

A intuição justamente é um elemento transcendental à todas as ciências e lógicas desenvolvidas pelo homem. Sim, pelo homem. De fato Deus (seja lá qual for o seu, se é que você tem um) criou o Universo e suas Leis Perfeitas e Imutáveis. O homem descobriu a Lei da Gravidade, mas isso não o torna detentor de Lei Universal alguma. Seja na ciência que for. Ele apenas analisa a criação de forma crítica, e científica. E jamais deve parar de fazê-lo. 

Por exemplo: a Física que explica o atrito, a Química que explica a composição de uma substância qualquer, a Astronomia explica os movimentos dos astros, e assim vai. Assim como o Homem de Neandertal nunca imaginou uma ciência qualquer, assim como o soldado romano jamais imaginasse que seu corpo é constituído de átomos, nós hoje em dia ainda engatinhamos em certos mistérios que residem dentro de nós mesmos, e não conseguimos compreender, em nível de "ciência", muitas coisas da vida e da morte. Infelizmente, a tendência do homem, após todo o necessário movimento científico e positivista no planeta, é de simplesmente não aceitar ou descreditar tudo que uma dita "ciência" não explique. E o homem jamais conseguirá compreender o Universo, senão compreender primeiro o seu próprio Universo interior. Não adianta apenas olhar para o céu, se você não olha para dentro de si mesmo. Pois o homem é um universo por si só, tão vasto e tão misterioso como o próprio Universo. Não esqueçamos que a própria "química", era chamada anteriormente de "alquimia". E muitos alquimistas eram considerados bruxos. Anormais. No fundo, os anormais sempre estiverem, e sempre estão certos (aqui vos escreve um, meio vaidoso também, talvez).

Na humilde opinião deste que vos posta, não devemos de forma alguma ignorar os poderes da intuição. Ela misteriosamente nos dá a solução de quase todos os nossos pseudo-problemas. Tem a chave que nos liberta dos infernos artificiais, que insistimos em criar graças à nossa imperfeição tão humana. Não deixe o seu infeliz orgulho ou seu excesso de raciocínio lógico ser um lamentável obstáculo na estrada existente entre seu cérebro e seu coração, destruindo em você a tão preciosa rodovia da sensibilidade.

Pelo sim, pelo não, custa tanto ouvir a voz do seu coração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário