Só sei que nada sei, mas ainda insisto em digitar...

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Só sei que não afundei.

"E esse é o seu fim, afogado no mar das suas próprias lamentações."

Chora não, rapá.


Ainda estamos no mês de Janeiro. É triste ver que todo aquele clima do Reveillon já passou. Onde havia o pacote completo que incluía "esperança", "promessa" e "mudança", residem os mesmos erros e as mesmas condutas errôneas de sempre, por parte da maioria dos seres humanos que convivo, ou que meramente observo. Aí você tem uma tendência absurda (aliás, todos devem ter essa mesma tendência) à simplesmente seguir a maré. "Se não pode vencê-los, junte-se à eles!", já dizia ironicamente uma grande amiga. Você se vê fraco, o seu barco da esperança e da renovação simplesmente naufragou. Enquanto seu barco da esperança naufraga, você se atira ao mar em desespero. E nota que inúmeros náufragos também estão ao seu lado. Alguns jazem boiando mortos, outros se afogam, outros buscam se apoiar uns nos outros, evitando o afogamento. Como você irá proceder? Bom, a tendência-mor é você se desesperar. Praguejar contra Deus e o mundo, afinal você é o único certo. E se você se deixar levar pela onda de desespero, você vai afogar mesmo. Talvez ainda vá afogar alguém antes de se afogar. E esse é o seu fim, afogado no mar das suas próprias lamentações. Mas, se olhar ao seu lado, além dos náufragos, irá notar também barcos que simplesmente seguem viagem tranquilamente sem haverem naufragado. Alguns barcos que inclusive resgatam outros náufragos, e alguns outros que simplesmente seguem seu destino à nado. 

Se quando cair no mar, você tiver o sangue-frio de observar mais tranquilamente a situação, ouvirá a voz de Deus te perguntar: "Será que de fato, VOCÊ é o único certo, em meio à todos esses náufragos? Será que todos esses náufragos, em seu desespero, enquanto esgasgam com o sal da água a lhes penetrar garganta e pulmões à dentro, também não pensam eles - Ó, como eu, o único justo, naufrago aqui? E mais, será que VOCÊ não tem a mínima parcela de culpa no naufrágio de qualquer pessoa aqui?"

Você irá refletir, e sem você tiver o mínimo de bom-senso, saberá reconhecer que você não está tão certo assim. E se refletir mais, vais ver que está errado. Ou talvez, MUITO errado. E em meio à toda essa humilde reflexão, Deus ainda irá te dizer, dependendo do teu próprio barco: "Ainda tens teu colete salva-vidas", "Ainda tens teu bote salva-vidas", ou o mais frequente, "Sai da água, criatura, teu barco nem sequer afundou..."

E só caberá à você a continuidade de sua viagem: Se ainda tens o colete salva-vidas, esforça-te e nada até a ilha mais próxima. Se ainda tens o teu bote, rema com fé até a ilha mais próxima. E se teu barco ainda resta intacto, toma vergonha e continua a navegar, resgatando, no caminho, quantos náufragos puder. Lembrando sempre que aquele náufrago que agora se afoga poderia, ou ainda pode, ser você.

Boa viagem à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário