Só sei que nada sei, mas ainda insisto em digitar...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O meio-termo do coração.

"A famosa história de metades que se unem já perdeu figura na sociedade atual. Metades que se unem já não atraem mais o ser-humano mais racional, pois ele sabe que metades são, e serão, metades"

É segunda-feira de manhã, está muito sol, estou trajando social no ar condicionado do meu escritório, queria muito estar na praia, mas deixei um pouco os livros jurídicos de lado e resolvi desabafar aqui com vocês.

Ontem chegando em casa do aniversário da minha prima, assisti o sempre excelente "Café Filosófico" na TV Cultura. O tema de ontem foi basicamente o amor e o sexo na sociedade atual. Foram apresentadas "n" reflexões muito plausíveis sobre o assunto, e tão grande a plausibilidade reflexiva que resolvi mergulhar também nas minhas reflexões sobre o tema antes de dormir. 

Quem acompanha o blog sabe que eu sou fascinado pelo tema "amor". Não só pelo tema, mas também pelo sentimento. Muitas considerações minhas podem ser lidas na seção "Estúpido Cupido" deste blog, que é para onde este texto será encaminhado também.

Mas no que consistem minhas reflexões? Bom, a priori, o ser humano medíocre vive dizendo que o amor é complicado, que o amor é foda, que o amor isso, que o amor aquilo. Eu também já compactuei dessa opinião, e pra mim hoje em dia o negócio do amor é muito simples. Na verdade, podemos dizer que: 1) o amor existe, e que 2) o amor é simples.

Frise-se que falo sobre o "amor" referente à relacionamentos entre dois seres humanos, sejam heterossexuais ou homossexuais. Voltando aos números supra-citados, vamos lá:

1) O amor existe. E não é porquê você eventualmente possa ter tido seu coração despedaçado por um outro ser-humano, iludido e etc, não é por isso que você deva se tornar uma alma amargurada, sem amor para dar ou receber. Muitas das vezes, se o seu relacionamento afundou foi por sua própria imprevidência, imaturidade ou irresponsabilidade, e é capaz que devido á seu orgulho e falta de auto-crítica você não tenha percebido até hoje. 

Partindo desse pressuposto, podemos analisar logicamente o seguinte: Se relacionamentos falham, é por culpa de uma, ou de ambas as partes. Se você é a parte culpada ou parcialmente culpada, não de se lamentar o naufrágio do seu relacionamento em águas de amargura. Pois você FOI ou É culpado por isso. Então, lide com as consequências da forma mais honrada possível. 

Caso você tenha sido uma parte não-culpada pelo término de um relacionamento, você simplesmente deve perdoar ou não a conduta errônea do outro, sem sofrer por isso. Afinal, ninguém deve nada à ninguém. Nem a sua pessoas amada. Se fez merda então, chore, perdoe ou simplesmente caia fora. Sem fazer disso uma tragédia grega.

2) O amor é simples. E simples pra caralho. E para fazer dele simples, é simplesmente conduzí-lo da forma correta, respeitando sua pessoa amada, e inclusive respeitando suas diferenças. Existe uma filha do RESPEITO, que muitos esquecem: a filha chama-se CONFIANÇA. Tendo confiança, não se cometem atrocidades morais um tanto completamente ridículas, todas baseadas na fantasma assombroso chamado CIÚMES.

Seguindo esses dois tópicos, é muito fácil amar, ser amado, largar e ser largado. Pois é em verdade que vos digo que duas pessoas podem se amar genuinamente, mas não se aturam. E mesmo se amando, simplesmente não conseguem conviver em paz. Quem ama, também larga e também é largado. "Almas-gêmeas" não são bem "almas-gêmeas", é apenas uma figura poética que representa "almas-afim". Afins, de afinidades. Afinidades morais. Afinidades de todas as classes. Objetivos de vida, afinidades éticas, filosóficas, sociais, culturais, políticas, artísticas, religiosas, etc...

A famosa história de metades que se unem já perdeu figura na sociedade atual. Metades que se unem já não atraem mais o ser-humano mais racional, pois ele sabe que metades são, e serão, metades. O que é meio, não é inteiro. Não tem uma existência plena , independente. Uma metade, será SEMPRE dependente de outra metade. E normalmente um INTEIRO tem todas as qualidades. Separe um inteiro, e as qualidades também se separarão. E qualidades que faltam em um, sempre acabarão sendo supridas pelas qualidades que se encontram na metade do outro, e vice-e-versa. Algo assim não parece satisfazer a nossa lógica.

E com essa lógica que a maioria das mulheres pensa hoje em dia. E pensam com razão. As mulheres durante muito tempo foram a "metade" que dependia do sucesso financeiro e profissional da "metade" homem. E hoje em dia se rebelaram contra essa imposição medieval-social, buscando o desenvolvimento social e profissional do seu gênero. Alguns homens, em contrapartida, tiveram de deixar de lado seu lado "provedor" e aprender a lavar uma louça, varrer a casa, etc.

Se eu acho tudo isso certo? SIM. É da escolha de cada um. Viver sozinho, independente, com olhos apenas para a profissão e relacionamentos casuais é um estilo de vida, tanto para o homem quanto para a mulher.

Se eu concordo com esse estilo de vida? NÃO. E quando digo NÃO, não estou julgando os adeptos do mesmo, e que isso fique bem claro. É apenas a minha opinião, é um estilo de vida que não agrada as MINHAS convicções morais e filosóficas. Sim, pretendo ter o meu sucesso profissional, e sim pretendo ter a minha família. Preciso ter minhas realizações pessoais, mas também preciso ter minhas realizações pessoais no campo MORAL. E realizações desse tipo, na minha opinião, só uma família podem realizar.

Eu por exemplo não seria NADA sem a minha família, em especial meus pais e meu irmão, que me acompanham e se Deus quiser ainda irão me acompanhar pela minha vida afora. Só Deus sabe o quanto sou grato por essa oportunidade. E sim, acho nobre você ter uma família, amar sua mulher, educar os seus filhos e fazer os seus filhos poderem ser homens de bem, para que esses mesmos homens de bem possam ajudar à toda sociedade, educando assim mais homens de bem. O berço da sociedade de bem, é a família de bem.

Por isso, se você deseja também ter um filha família feliz um dia, na qual você seja um dos provedores, não esqueça que, além de um profissional bem-sucedido, você também será PAI e MÃE, e isso é tão nobre quanto ser presidente, quem sabe talvez seja ainda mais nobre?

E caso você escolha ser PAI e MÃE, o faça da maneira certa e honrada, pois será um guardião de almas. Caso você  não opte por uma família, e mesmo assim, aprenda a amar as pessoas incondicionalmente, eu te aplaudo mais ainda, pois desenvolveu uma forma ainda mais elevada de amor.
Agora caso você não queira nada disso em nome do seu egoísmo hedonista e do orgulho próprio, ah criatura ingrata e mesquinha! - que morra afogado nas tuas próprias lágrimas quando chorardes sozinho no teu imenso quarto escuro-duplex, no bairro mais nobre da cidade.

Bom almoço à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário