Só sei que nada sei, mas ainda insisto em digitar...

domingo, 1 de maio de 2011

Só sei que bolei uma idéia com Deus.

"Às vezes um pequeno sinal de Deus, bem identificado, pode mudar a sua existência inteira. Cabe a você ter sensibilidade de identificá-lo. Sabedoria para analisá-lo. Humildade para acatá-lo. E disciplina, responsabilidade e boa-vontade para realizar alguma ação específica em relação àquele sinal."



Hoje troquei uma idéia com Deus. À vera mesmo. Eu não esperava conversar com ele assim, dessa forma hoje. Aliás, Deus que veio trocar idéia comigo.

Eu estava como sempre costumo estar nas manhãs de domingo: sem dormir direito, com ressaca e com vontade de porra nenhuma. O domingo de manhã é quase sempre uma bosta. E quando não é uma bosta, é uma merda. E quando não é uma merda, ele sempre poderia ser melhor. Muito melhor.

Me encontrava nessa lamentável situação física/moral (como de costume) quando simplesmente adormeci após o almoço. E quando acordei, já acordei diferente. Não acordei bem disposto, mas também não acordei mal. 

Eis que, no finalzinho da tarde, quando eu já desconfiava de sua presença, Ele de fato começou a trocar idéia comigo mesmo. E vocês devem saber, trocar idéia com Deus é meio complicado. E vou dizer pelo menos o motivo pelo qual é complicado para mim.

Desde pequeno minha mãe sempre me ensinou a rezar. Fui batizado católico, mas a minha família é Espírita praticante. Quando criança, eu me lembro que rezava meio no piloto-automático. Rezava por rezar, sem vontade, sem fé, sem entender o que falava. Por mais que minha mãe tentasse nos ensinar com todo o amor, carinho e dedicação, eu e meu irmão estávamos muito mais interessados no Atari, no Super Nintendo e nos Comandos em Ação. A gente rezava o "Pai Nosso" e a "Ave Maria" toda a noite. Um pouco mais velhos, rezávamos também o "Credo" e a "Prece de Cáritas". Confesso que rezava maquinalmente, rezava por rezar. Depois de velho, quando comecei de fato a estudar a Doutrina Espírita, você começa a perceber que o momento da prece é muito mais que uma repetição maquinal de frases. É realmente o momento onde você se conecta com as esferas mais elevadas do plano espiritual, ou seja, quando você se conecta com Deus. 

Mesmo tendo todo esse conhecimento teórico acerca da prece, eu simplesmente não conseguia me sentir conectado com Deus, Jesus, qualquer Santo ou Espírito Protetor. Eu não conseguia sentir, e minhas preces acabavam sendo agradecimentos um tanto quanto vazios. Aos poucos, com o exercício sincero e o estudo sistemático, eu senti isso mudar em mim.

Muito embora hoje em dia eu consiga orar em qualquer lugar do mundo e em qualquer momento da minha vida, eu procuro nunca pedir nada. Procuro apenas agradecer por tudo, ou pedir desculpas por algo que esteja me pesando na consciência.



Isso tudo é muito bonito, mas isso não me impedia (nem me impedirá, muito provavelmente, num futuro próximo) de às vezes desanimar com certas situações, pessoas (inclusive eu mesmo), com o mundo e o Universo. Nunca com Deus. Mas com o momento que Deus proporcionava.

Como eu dizia mais acima, Deus veio trocar uma idéia comigo, e foi do nada. Eu nunca tive a cara de pau de pedir um sinal de Deus, ou uma prova de que Ele me ama. Sinceramente digo à vocês que vejo sinais e provas de Deus em tudo. Desde a partícula subatômica, passando pelos seres vivos, pelos planetas. Vejo Deus no microscópio, e vejo Deus através do telescópio Hubble. Vejo Deus no tudo, e no nada.

Mas hoje recebi tantos sinais, que se não fossem tão sutis e sublimes, soariam (alguns realmente soaram) como verdadeiros tapas na cara. Aliás, tapas na cara da alma.

E graças a Deus (literalmente) tomei esses tapas na cara hoje. E agradeço por ter sabido interpretá-los, pois como disse, foram sutis. Passariam completamente desapercebidos se eu não estivesse num estado de paz relativa, quando ele começaram a aparecer para mim hoje. Eis a importância de estar sempre vigilante à tudo,  sempre.

Os sinais do Capeta & Cia., esses eu tenho certeza que você sempre identifica, e tenho certeza que você inclusive se deixa levar pela influência desses sinais inúmeras vezes. Mas e os sinais de Deus? Você tem sabido interpretá-los? Atenção aos navegantes. São tantos naufragando hoje em dia, pelas madrugadas afora.

E o mais importante: Supondo que você esteja sabendo identificar os sutis e sublimes sinais de Deus na sua vida, o que você tem feito em relação à eles? Simplesmente identifica, e deixa estar? Ou analisa aquele sinal logicamente, racionalmente e filosoficamente? Às vezes um pequeno sinal de Deus, bem identificado, pode mudar a sua existência inteira. Cabe a você ter sensibilidade de identificá-lo. Sabedoria para analisá-lo. Humildade para acatá-lo. E disciplina, responsabilidade e boa-vontade para realizar alguma ação específica em relação àquele sinal. 

Sim, pois se Deus te enviou um sinal, ele quer que você faça algo. Às vezes ele quer que você tome outro rumo na tua vida, caso esteja caminhando em estradas duvidosas. Às vezes ele quer que você simplesmente sorria. Independente do que for, agradeça sempre. E aja sempre. Pois se muitos estão naufragando nesses tempos, nós então não podemos naufragar junto. Devemos sim manter o nosso barco no rumo certo, e resgatar quantos náufragos pudermos, navegando sempre com rumo certo nesses mares de incerteza da vida.

Boa noite à todos, uma boa semana e fiquem com Deus. E se possível, troquem uma idéia também com ele. Numa boa. Deus tem coração mole. E caso você, não fale com ele, cedo ou tarde ele vem falar com você. Esteja atento. Não vá estar distraído e deslumbrado com o Diabo quando ele vier falar contigo. Pois tens o livre-arbítrio, e da mesma forma que Deus tenta se aproximar, você pode estar se afastando dele sem você perceber. Aí depois não vá reclamar que você não conseguiu escutá-lo. É claro que você não irá escutá-lo com o Diabo gritando na sua orelha. Deus tem fala mansa. 



Só irás sequer começar a perceber a voz mansa de Deus, longe de qualquer panelaço do Capeta. E você pode estar no meio da porra do panelaço, às vezes sem nem ter percebido. Pois se Deus tem fala mansa, o Diabo também tem (quando lhe convém). Mas depois ele vai berrar na tua orelha. E batucar. E te zoar. Pra caralho.

E tenho dito! Fui!

2 comentários:

  1. Cabe a nós fazermos as escolhas certas na vida, diante de tantas opções, certas e erradas, que se apresentam.

    A verdade é que, o final de cada história, depende do caminho que cada um optou em seguir livremente.

    Nunca é tarde para sairmos de uma estrada de ilusões e começarmos uma nova caminhada que nos levará a um destino melhor, ainda que a estrada seja longa e difícil, pois nada é fácil nesta vida.

    "Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim". Emmanuel, por Chico Xavier.

    ResponderExcluir
  2. Nossa...me emocionei...temos muitos defeitos e vicios ainda mas tem aquele que é descarado, aquele que é seu grande problema, aquele que parece que impede todas coisa boas que ele (Deus) quer te dar. Essa semana tambem Deus veio até mim..e depois de tantas puxadas de orelha que nem liguei, dessa vez ele me derrubou e me perguntou..e aí? vai me ouvir dessa vez ou quer que eu te largue de vez? Acredito que estou falando isso aqui porque dessa vez eu realmente ouvi, e o mais impressionante que qdo arranquei o meu orgulho e tive coragem de ter a humildade de enfrenta-lo...tudo clareou, tudo ficou mais leve e a vida começou a fluir imediatamente..
    O largaria de vez foi por minha conta porque sei que Deus com seu amor infinito, seja onde for,o tempo que for, sempre continuara nos puxando a orelha até o dia que nos renderemos ao seu amor.
    Amei ter lido isso Tayan e ter me identificado e tambem saber que muitas pessoas estao ouvindo Deus..
    beijos
    Rosa

    ResponderExcluir