Só sei que nada sei, mas ainda insisto em digitar...

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Só sei que 2011 vem aí.

"Logo, o Réveillon é uma época simbólica, que deve nos relembrar de toda a responsabilidade que temos pelo simples fato de estarmos vivos."



"Ano Novo, vida nova". Quantas vezes não ouvimos, ou não dissemos, essa baboseira tão clichê? Antes fosse tão fácil assim - entrar em um novo ano, e automaticamente ter sua vida e seu caráter completamente transformados. Uma vida nova em um ano novo que chega, pelo simples fato do ano ter chegado. Como se não houvesse de ser necessário um esforço homérico na transformação interna de cada um.

Começo esse post, que é o último do ano de 2010, perguntando à vocês: "O quê é um ano?" Um ano dentro de todo o tempo. Uma vida dentro de todo o tempo. Aí vou perguntar: "O quê é o tempo?" Bom, minha definição preferida (na minha opinião é uma definição perfeita) está no livro "A Gênese", escrito por Allan Kardec e pelos Espíritos.

No capítulo XI do livro, chamado "Uranografia Geral", começa-se falando sobre "O espaço e o tempo". E a definição dada sobre o tempo é que "o tempo é apenas uma medida relativa da sucessão das coisas transitórias . Se séculos de séculos são menos que um segundo, relativamente à eternidade, que vem a ser a duração da vida humana?!" Afinal, eu e você somos seres transitórios nesse planeta que também e transitório por si só. Pois pessoas nascem e morrem a todo o segundo na imensidão do planeta, assim como planetas nascem e morrem também na imensão do Universo. Logo, o Réveillon é uma época simbólica, que deve nos relembrar de toda a responsabilidade que temos pelo simples fato de estarmos vivos.



Sim, sou amante da simbologia e das datas comemorativas, afinal, são simbólicas por si só. E tudo que é simbólico, tem um significado e é rico por si só. O que não podemos fazer é banalizar o significado das coisas, como a sociedade fez com o Natal, por exemplo.

Devemos resgatar sim, o verdadeiro significado das coisas. E qual o significado do chamado Réveillon? A palavra "Réveillon" surge do verbo francês "réveiller" que significa "despertar" na nossa língua pátria. Sim, animal, você falou francês esse tempo todo sem saber. E não precisa ser muito mais que um animal para perceber que quem "desperta" é o ano novo que chega. Mais um ciclo que se fecha.

Ora, não só o ano novo desperta para todo o planeta, como desperta também para todas as pessoas que vivem neles. Ou seja, as pessoas deveriam, em tese, despertar junto com o ano. "Despertar em que sentido?" - você irá me perguntar. Bom, aí que está a beleza do negócio.



A verdade do mundo é uma só, e de fato, cada um sabe o quê é bom para si mesmo e para o próximo. Logo, "despertar" significaria algo como "despertar para a verdade, e deixar de vez certas mentiras adormecerem junto com o Ano Velho." E as ditas "mentiras" podem ser muitas. Vai de cada um. As mentiras serão exatamente a antítese da verdade de cada um. Cada um com seu tempo, no seu ritmo de evolução.

Meu objetivo no Ano Novo nunca é nada específico. Acho que as pessoas sim, devem fixar certos objetivos.  Não só no Réveillon, mas o tempo todo. Mas eu acho sim, que a festa em si deve te chamar a uma reflexão DAS COISAS QUE VOCÊ FEZ NO ANO QUE TERMINA, E NÃO EXATAMENTE NAS COISAS QUE VAI FAZER.



É interessante fazer assim: Durante a festa, lembre-se de todos os seus feitos do ano. Bons e ruins. Aí esqueça os bons um pouco. Afinal, fazer coisas boas não é nada mais que nossa obrigação como um ser-humano decente. Foque nas coisas ruins. Analise-as, e simplesmente COMPROMETA-SE A NÃO REPETÍ-LAS. Se seu objetivo durante todo o ano que chega for simplesmente se comprometer a não cometer os mesmos feitos ruins (para si mesmo e para os outros), está ótimo. Estarás num caminho certo para 2011. Exceto em 2012, pois parece que o planeta vai explodir, não?

Mas tudo bem, até que o planeta exploda ou algo do tipo, sem baixarias, ok?

Te desejo um Próspero e Feliz Ano Novo, de todo meu coração. À você e à todos que você ama, e odeia. Até o ano que vem!

Um comentário: