Só sei que nada sei, mas ainda insisto em digitar...

domingo, 16 de janeiro de 2011

Só sei que percebi.

"Aí te pergunto: vai adiantar depois espernear e se vitimizar, dizer que sua vida não muda? É claro que sua vida não muda, afinal VOCÊ não mudou nada."



A realidade pode ser vista de várias formas. Aliás, a realidade não precisa nem ser vista. Um cego, por exemplo, tem uma concepção de realidade completamente diferente da minha e da sua. Mas seja você cego, aleijado, ou demente, uma coisa é fato: a mesma realidade está acontecendo, neste exato momento, para todos nós. O que acaba criando "realidades paralelas" são as diferentes formas de perceber a realidade. E aí, cada um vive a sua realidade, ou enxerga sua realidade, da maneira que melhor lhe convém no momento.

Poucas pessoas têm a decência de encarar a realidade do jeito que ela é. Viver a realidade nua e crua, "a vida como ela é" (já dizia Nelson), é tarefa quase impossível ao ser humano. E por quê o ser humano não consegue enxergar a realidade do jeito que ela realmente é? Porque o caminho da verdade é o mais difícil a ser trilhado. A verdade é sempre o acesso mais difícil, mas é o único acesso que nos conduz à sabedoria. O caminho da mentira não, é sempre o mais fácil e também sempre o mais ilusório.

Logo, covardes e ignorantes que são, a maioria acaba simplesmente desistindo do caminho da verdade. E resolve, à sua maneira, alterar sua triste percepção de realidade (pois no fundo, nesse planeta, a realidade é triste mesmo) para assim conseguir tornar sua existência mais agradável. Mas em vez de alterarmos a realidade na essência (e isso dá um puta trabalho), alteramos as coisas apenas no nível da nossa percepção. A gente não corta o mal pela raiz. A gente simplesmente maqueia, disfarça. Mas não muda. Aí te pergunto: vai adiantar depois espernear e se vitimizar, dizer que sua vida não muda? É claro que sua vida não muda, afinal VOCÊ não mudou nada. E isso não é nem filosofia, é apenas um raciocínio lógico. Filosofia será dizer para você aprender a ver o belo, mesmo no feio. Tirar leite de pedra, diamante de merda, etc. Afinal, ninguém veio ao mundo à passeio. E se o "filho do Homem", que só pregou o amor e a caridade, morreu inocente, humilhado, martirizado e pregado numa cruz, por quê a sua mísera existência transitória, na escola milenar chamada "Terra", haveria de ser uma alegria constante, se você é, como eu, apenas mais um entre tantos outros "filhos do Homem"?

Como viver o caminho da verdade? Não sei. Deixo essa resposta para os grandes avatares, como Jesus ou Buda. Eu sou apenas um dos covardes citados acima. Muito embora eu já tenha conhecimento de todos os difíceis acessos pela estrada da verdade, eu ainda não tomei a estrada do jeito que o verdadeiro sábio deve tomá-la. Infelizmente ainda vivo algumas de minhas mentiras, mesmo já ciente de toda a verdade universal. E tenho quase certeza que você também é, mesmo você às vezes nem sabendo o covarde que é. Mas não desanime, assim como eu não desanimo. Vivendo nossas mentiras hoje, viveremos nossa verdade no infinito do amanhã.

Boa noite à todos. E percebam melhor a realidade, que no fundo, é uma só. É apenas uma questão de ponto de vista, perspectiva. Ache o ângulo certo.

3 comentários:

  1. dizem que vc faz o seu próprio destino. adorei o texto! :)

    ResponderExcluir
  2. A realidade é a mesma, mas a vida de cada um, não. Não tem como a percepção ser a mesma, se as vidas não são as mesmas. E, às vezes, não tem como mudar porque não há nada a ser feito. A vida tem dessas coisas aí, de atar as mãos e tudo o mais. É confortante pensar que temos o controle das nossas próprias vidas, mas também é errado. Se tivéssemos mesmo, o controle sobre tudo, teríamos poder escolhido nascer, ou por não sofrer um acidente, ou por não se apaixonar por alguém que vai nos fazer sofrer... E por aí vai. As verdades são inevitáveis. Mesmo que vc ache que está fugindo delas.

    Bjãããoooo, xuxu!

    ResponderExcluir
  3. A realidade é de fato uma só. E mesmo com vidas diferentes, a percepção será uma só para todos, quando as pessoas entenderem que as outras pessoas têm as mesmas necessidades que elas, sentem dor, fome e frio como elas. Que amam e odeiam como elas. A percepção de realidade será uma só quando o ser humano conhecer a si mesmo, pois conhecendo a si mesmo, você poderá conhecer os outros à sua volta. Realmente, às vezes existem coisas que não podem mudar, mas sempre pode-se mudar a perspectiva como enxergamos esse algo que não tem mudança. A vida pode atar nossas mãos, mas nunca o nosso espírito. E podemos não ter o controle total das nossas vidas, mas temos o controle de como encararemos e viveremos essa vida descontrolada. Quanto à escolher nascer, acidentes, e etc, você bem sabe que sou espírita, aí fica difícil discutir...rs...beijos.

    ResponderExcluir