Só sei que nada sei, mas ainda insisto em digitar...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Só sei que sou um pavão virtual.

"É como se a Internet fosse uma selva. E eu fosse o pavão. E o leque de plumas coloridas e brilhantes que exibo, são meus perfis pessoais, fotos que divulgo, interesses, comunidades e opiniões que compartilho."

Na Política, infelizmente o que realmente importa é contar ao povo uma boa história. E o povo ignorante não quer saber se essa história é verdade, ou não. Gostamos das lendas. Gostamos dos mitos. Gostamos das boas histórias. E na Internet, meu amigo, isso não é nada diferente.

Facebook, Twitter, Orkut, MSN...já dizia o menino David after the Dentist, "IS THIS REAL LIFE?".


I don´t know, Stoned David.

Tudo parece se misturar, nesse turbilhão virtual do dia a dia. Turbilhão esse, ao qual nos rendemos voluntariamente, fato. Interessante é reparar no seguinte: nos perfis pessoais você escreve quem você é. Coloca uma foto sua. Seu nome. O quê gosta ou não gosta. Ama, odeia. Ou seja, você acaba criando uma extensão sua no mundo virtual. Uma transferência real-virtual, que não deixa de ser mais ou menos autêntica. São apenas planos diferentes, planos distintos...uma matéria diferente. Uma matéria "imaterial", que não pode ser tocada, que não tem cheiro. Mas que não deixa de ser menos real do que a vida que vivemos fora da Matrix.

Você já parou para pensar nisso? 

Sim, o seu perfil virtual é uma EXTENSÃO sua no mundo virtual. É a forma como você se apresenta no mundo virtual. Dizem, no Espiritismo, que o Espírito interage no planeta através da matéria, através de um corpo físico. Na Internet, o raciocínio é o mesmo: você é um Espírito que interage através de um perfil. Sua postura virtual vai condizer completamente com sua postura material. Comecem a observar.

O famoso "quem sou eu" normalmente diz muito sobre a pessoa. Assim como as comunidades. Assim como os interesses que ela descreve. 

É como se a Internet fosse uma selva. E eu fosse o pavão. E o leque de plumas coloridas e brilhantes que exibo, são meus perfis pessoais, fotos que divulgo, interesses, comunidades e opiniões que compartilho. Assim como a forma que me expresso virtualmente também. Erros de digitações, erros de português, excesso de gírias, se seu nick do MSN é colorido ou não, se ele é em negrito, assim como o conteúdo do subnick do mesmo, se você twitta demais ou de menos, enfim...a porra toda.


Consciente ou inconscientemente, estamos nos expondo, estamos nos colocando à disposição do mercado virtual. Em suma, estamos nos vendendo. Até por isso muitos casais, quando se unem de vez, fazem questão de criar um perfil só, unido. Assim, mostram à todos que "saíram do mercado". E quem sabe, um pode espionar o outro de forma mais fácil

Outros casais preferem simplesmente deletar os perfis, sair um pouco desse turbilhão de excesso de comunicações inúteis, mentiras, tentações e falsas interpretações. Para quem sabe assim, buscar um pouco de paz. Ou proteção. Ou acobertamento. Cada caso é um caso.

Quantos relacionamentos as redes virtuais não ajudam a destruir? E muitas vezes, por erros de interpretação de ambas as partes.

Não nos esqueçamos do mundo real. E não nos esqueçamos que postura e responsabilidade no mundo virtual é também muito importante. Principalmente, não esqueça que por trás de cada foto de perfil, de cada post, existe um coração que bate. Uma pessoa que ri, chora e respira. Assim como você.

Portanto, muito cuidado. Muita postura. Muita calma. Os perfis pessoais são realmente uma extensão de tudo o quê você é. Foi. Quer ser. Ou finge ser. A máscara quem escolhe é você. Só não esqueça que são dois mundos interligados, e você terá de prestar contas do quê fez ou deixou de fazer nesses dois mundos.

De fato, deveria ser tudo mais simples na era do rádio. Mas não necessariamente melhor.

Abraços virtuais à todos. 

PS.: Você já atualizou o seu perfil hoje?

PS2: Você já deu um "bom dia" não-virtual hoje?

3 comentários:

  1. É essa porra toda aí mesmo. E digo mais, não é no seu total, mas, a grande maioria que não escreve porra nenhuma sobre si no famoso "quem sou eu", "about me" e afins, são as que não tem porra nenhuma a acrescentar mesmo... o filho da puta não sabe ao menos se descrever... que seja numa frase, ou link; ou que não se descreva, mas que coloque alguma coisa que seja relacionado a sua pessoa ou ao seu momento; esse é o verdadeiro cuzão da internet, que fica ali se expondo/exibindo, e ao mesmo tempo não expõe nada. É o famoso "fala, fala e não fala porra nenhuma".

    ResponderExcluir
  2. "Joga, joga, joga...e não ganha porra nenhuma..." Tela Class - As Tretas de Hong Kong hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Creio que as pessoas estão dedicando muito tempo ao "mundo virtual" e esquecendo de viver a vida da forma como era antes...Saudades dos tempos em que nossos familiares e amigos nos visitavam com mais frequência...Hj em dia dar parabéns pelo orkut ou facebook ou seja lá qual site dá o "direito" das pessoas nem ligarem mais umas pras outras pra dar parabéns ou te visitar...é muito triste esse lado desse mundo virtual. Nem o telefone o povo usa mais pra falar, tudo é por mensagens, scrap ou post...De fato não sou contra orkut, facebook e afins, mesmo porque tenho meu perfil, só acho que apesar de toda essa realidade virtual, as pessoas deveriam valorizar mais o contato REAL com as pessoas...

    ResponderExcluir