Só sei que nada sei, mas ainda insisto em digitar...

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Só sei que é Primavera.

"...o Universo não é Caos. O Universo é Ordem. Todo e qualquer tipo de Caos é transitório, é meio. Meio esse, que tem como fim, a Ordem."

E acho que só me dei conta disso hoje.

Ontem, fui dormir em meio à uma ventania que fez tremer a cidade de Santos. Ao mais desavisado, aquela ventania soaria como "Caos".


Acordei do sono necessário ao nosso dia-a-dia, e fui, como de costume, tomar o primeiro copo de água gelada do dia, quando o relógio se aproximava das oito horas da manhã. Cumprimentei animado os meus pais, tomado por uma empolgação e energia indescritível. Debruçei-me na janela do meu quarto como faço todas as manhãs, e me dei conta de por quê estava tão animado.

Hoje o dia está lindo com direito à todos os clichês possíveis: O Sol brilha no céu azul de poucas e simpáticas nuvens, aquecendo justos e injustos. Na árvore próxima ao meu prédio os pássaros cantam felizes, em meio à vôos rasantes, brincando uns com os outros. A brisa é constante e agradável, agitando as folhas das árvores, assim como as lindas flores presentes no jardim do meu prédio. Os insetos também resolveram fazer sua parte hoje, com seus vôos desengonçados e estranhos, mas parecem bem animados também. Eu não sou lá muito fã de insetos, alguns estranhamente me apavoram (como as libélulas e abelhas), mas aos poucos aprendi a respeitá-los. Em meio à toda essa beleza, me recordei da ventania da noite anterior. O resultado de todo aquele vento que parecia desvairado, fez nascer um dia como o de hoje. É nessas horas que percebo, na prática reflexiva e observatória, que o Universo não é Caos. O Universo é Ordem. Todo e qualquer tipo de Caos é transitório, é meio. Meio esse, que tem como fim, a Ordem.


Espectador admirado de toda essa orquestra divina, tomado de uma felicidade inexplicável à lógica humana, pude aos poucos perceber que as pessoas que transitavam pela minha rua estavam indiferentes à todo aquele verdadeiro espetáculo da Natureza.

Sem julgar à ninguém, pois confesso à vocês que durante muito tempo eu fui um desses indiferentes, cegos, surdos e insensíveis às manifestações da Natureza no nosso dia-a-dia. Mas um dia como esse não pode passar batido, afinal, hoje realmente me dei conta que estamos na estação chamada "Primavera". Por isso hoje resolvi escrever à vocês.

Lembrei-me que para os antigos, as mudanças ocorrentes na Natureza durante as quatro estações deveriam ocorrer também no homem, que também é parte de toda a Natureza.


A Primavera significa recomeço, renovação. O Verão, é a época onde vive-se, de fato, toda essa renovação. O Outono nos chama à estabilidade, descanso do Verão, e preparação para o Inverno. E no Inverno, vive-se uma reflexão de todas as outras estações. Reflete-se, e findo o inverno, tal qual a Fênix, renascemos com mais uma Primavera que chega. Por isso a comemoração de aniversários, que na verdade simbolizam mais um ciclo que se fecha. Se fechou de forma boa, comemora-se, com anseio de que o próximo seja ainda melhor, com base no esforço próprio e na auto-disciplina. Caso esse ciclo tenha fechado-se de forma ruim, comemora-se também, pois um novo ciclo está para começar.

Resolvi, de vez, me renovar e recomeçar o trabalho em certas páginas de um livro metafórico que escrevo há alguns anos, livro esse chamado "vida". Todos esses "símbolos" universais, como a passagem dos ciclos, as estações do ano, os aniversários, são, na verdade, verdadeiros lembretes de como manter o nosso equilíbrio interior no dia-a-dia, ao longo de toda a nossa vida.

Acompanhemos então a sabedoria contida em toda essa Ordem presente em toda a Natureza que nos cerca. Vamos mudar de estação juntamente com a Natureza, refletindo e agindo da forma devida em cada estação que passa, inexoravelmente.

Renovem-se também, assim como a Natureza. Na vida marchamos sempre em frente, rumo à perfeição, então que marchemos com honra, sempre atentos e gratos à todas as ferramentas que nos são e nos foram dadas.


As armas estão aí, e só depende de você travar o combate silencioso e definitivo contra o seu lado instintivo, contra toda e qualquer tipo de tendência inferior que você possa, como todos nós, ainda vir a ter.

E espero que você triunfe nessa batalha contra si mesmo, coberto de glórias e felicidade, em seu heroísmo silencioso.

Finalizo com uma frase de Emmanuel, psicografada por Chico Xavier: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Um abraço à todos, e até a próxima!

Um comentário:

  1. Após esse texto tão primaveril, apenas um comentário a fazer: Só sei que me emocionei!

    Precisamos todos rejuvenescer, nos renovar, renascer.
    Que assim seja! =)

    ResponderExcluir