Só sei que nada sei, mas ainda insisto em digitar...

domingo, 17 de outubro de 2010

Só sei que senti vergonha alheia.

"Existe ainda muita gente boa, séria, e de postura nesse mundo. Que com certeza não é o caso desse infeliz aí que se diz o capeta."

Certa vez eu li uma frase do simpático médico André Luiz que diz: "O mal não merece comentários". Sábias e belas palavras.

Infelizmente, como ainda sou um ser humano extremamente falho e este blog me serve em parte como terapia que me cura da verborragia que sofro, certas coisas me chocam tanto e eu simplesmente não consigo passar batido. Preciso desabafar com vocês.

Ontem, domingão, assisti as novas temporadas do "The Big Bang Theory" e do "Two and a Half Men". Aliás, recomendo à todos, me rendeu boas risadas. Enquanto ao assistia os episódios, tive uma conversa edificante com uma amiga no MSN na parte da tarde, que também nos fez muito bem. A noite seguia tranquila e calma, e para melhorar, por quê não um lanche? Preparei para mim mesmo dois deliciosos hambúrgueres.


Me abostei no sofá, jogadão mesmo, e para a minha surpresa: "Oh!", passava na TV Cultura o maravilhoso programa "Café Filosófico", onde aprendi um pouco mais sobre os impulsivos violentos do ser humano, aos olhos da Filosofia, da Sociologia, da Psicanálise e da História.

O domingo seguia a sua ordem lógica, e quando estava prestes a pegar no sono, fui surpreendido com o "Fantástico" enquanto zapeava os canais, em um movimento meio inconsciente da minha parte. Ele anunciava "revelações" sobre o advogado do goleiro Bruno do Flamengo, e isso acabou me chamando a atenção, pois volta e meia leio umas declarações desse advogado na Folha de São Paulo falando meia dúzia de bosta.

Para a minha tristeza, comecei a assistir a matéria, na qual existia uma gravação telefônica feita clandestinamente pela noiva do goleiro, na qual o advogado falava assim, em certos trechos da conversa:

"Na hora de fazer a cagada, eu 'tô' com Deus e 'tô' com o diabo para trabalhar. Então você entendeu nas mãos de quem 'tu tá'? Demônio, depois você vai pra igreja, por enquanto você vai deixar comigo e vai cooperar. Eu 'tô' olhando no teu olho, eu 'tô' vendo a tua alma. Eu não sou o advogado do diabo, eu sou o diabo, tá?"

Num outro trecho infeliz, ele admitia ser "O diabo, o capeta, o demônio, o Lúcifer".



Bom, não vou nem entrar no mérito sobre a conversa dessa suposta noiva do cara com o advogado dele. Até por quê eu sinceramente acho estranho o goleiro Bruno ter uma noiva, quando ele supostamente assassinou a mãe do filho dele, quando ele tem uma esposa e uma amante presa (?). Que porra é essa?

Independente disso, eu vou me focar na declaração desse "advogado". Não sei em que contexto esse cara falou tanta merda, até por quê eu só escutei trechos da gravação, e não a conversa inteira. Divulgando só certos trechos, você perde e deturpa todo o contexto de uma conversa.

A questão é um dito "ADVOGADO" usando certas expressões nojentas dessa, pagando uma de louco com a mulher do cara. É impossível, como operador do Direito, não ficar revoltado. É impossível, como homem, não ficar revoltado.

Espero que a OAB aja com pulso de ferro em relação à postura desse dito "ADVOGADO". E infelizmente, num país sem cultura como o nosso, isso só contribui para que a figura tão importante e necessária do advogado seja cada vez mais desprezada, desrespeitada e ridicularizada pela sociedade.

Não se deixem levar por estes tristes exemplos na advocacia no país. Assim como não devemos nos deixar levar pelos maus médicos, maus juízes, maus promotores, maus mecânicos. Para não dizer maus HOMENS, e más MULHERES. Por favor, não vamos generalizar. Existe ainda muita gente boa, séria, e de postura nesse mundo. Que com certeza não é o caso desse infeliz aí que se diz o capeta. Como diria o falecido Alborghetti, sujeito assim tem MESMO é que sentar no colo do capeta quando morrer. Fala tanto dele, age tanto em nome dele, trabalha com ele...vai pro colo dele então, seu cuzão. Gostou? Gostou. Não gostou? ODA-SE.

PS.: Nem sei o que "oda-se" significa.

2 comentários:

  1. A gente tem mania mesmo de generalizar tudo. E com a ajuda das globos, records, sbts, bands e rede-tvs da vida, fica mais fácil perpetuar os estereótipos - neste caso, o de advogado filho da puta. Filha da putagem existe em toda profissão, cabe aos que são corretos tentarem mudar isso. Achei bacana o texto, advogando os advogados =P
    Isso sim é levar a profissão a sério =)

    Beijos!

    ResponderExcluir